Tomar – Festa dos Tabuleiros 2011

tabuleiros tomar 2011A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo, é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal que este ano decorreu desde o dia 2 de Julho, até hoje, 11 de Julho, como habitualmente, na cidade de Tomar.

Com milhares de espectadores presentes, a Festa dos Tabuleiros tem como principal característica o desfile, sempre com um elevado número de tabuleiros (704 este ano), onde estão representadas as 16 freguesias do município. Cheia de cor, o desfile cuja passagem pelas principais ruas da cidade é saudada com o lançamento de uma autêntica chuva de pétalas, percorreu uns 5 km, ao longo dos quais se destacaram inúmeras e coloridas colchas nas janelas e varandas.

Para animar e ajudar o cortejo, participaram as quatro bandas da cidade (Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina e Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira) e os três agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas da cidade (44 Tomar; 837 Madalena – Cem Soldos; 941 Asseiceira).

O tabuleiro é transportada pela mulher, devendo ter a sua altura e é transportado à cabeça, acompanhada pelo seu par. Deve ter 30 pães, introduzidos em cinco ou seis canas que saem de uma cesta de vime, e rematado, no topo com uma coroa culminada pela pomba do Divino Espírito Santo ou pela cruz.

A freguesia de Asseiceira e a Linhaceira como sempre estiveram representadas por vários pares.

Aqui ficam também algumas fotos das ruas ornamentadas da cidade de Tomar:

Se tiver fotos que queira partilhar connosco, junte-se a nós no Facebook e publique também as suas fotos do cortejo. Clique aqui para aderir à nossa página no Facebook.

Deixe o seu comentário