O Carnaval da Linhaceira – Diversão e tradição

Nos dias de hoje o Carnaval é visto como uma forma de trazer alegria e diversão para todos, através de desfiles alegóricos, muita música à mistura, culminando ainda com uma grande vertente satírica e irónica perante a sociedade dos dias de hoje. No entanto, há certos locais no país que levam a época carnavalesca tão a sério que se destacam das outras de uma forma inexplicável. Um desses locais é a Linhaceira, onde o Carnaval da Linhaceira é muito mais do que uma festa com música e muita diversão.

Durante estes dias toda a população muda o seu estado emocional para o máximo de alegria que pode existir num ser humano, sendo assim um dever colectivo que durante aqueles dias, pelo menos, todos se divertem ao máximo, fazendo deste carnaval uma referência cultural de todo o país.

São muitos os visitantes que aqui vêm para conhecer o Carnaval, mas esta festa é muito mais do que os meros desfiles que ocorrem em outras cidades do país, é uma festa que tem o seu início nos desfiles, sendo a ponta de um iceberg que mal se vê.

Este Carnaval é caracterizado pela sua vertente “não comercial”, tal como acontece em muitas outras cidades. Aqui os reis do desfile são pessoas da terra, não existem figuras públicas, nem muito menos várias escolas de samba a fazer os seus desfiles. Todo o desfile é feito pela própria população, que se mascara ao seu próprio gosto e passeia-se pelas ruas ao som de música tradicional.

É esta enorme diferença, a vertente tradicional e não comercial deste Carnaval, que trás centenas de curiosos à cidade durante os dias de festejo. Muitos procuram as raízes do Carnaval, outros a história que está envolta em toda esta festividade, outros chegam à Linhaceira apenas para conhecer um pouco de uma população com um enorme coração, que vive as tradições tal como devem ser vividas, com emoção.

 

Deixe o seu comentário