Linhaceira tem condições para ser vila?

Quais as condições para uma localidade ser elevada à categoria de vila?
Necessita de (artigo 12 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho):

Ter 3000 eleitores, em aglomerado populacional continuo e pelo menos a metade dos seguintes equipamentos:
·Posto de Assistência Médica (Sim)
·Farmácia (Não)
·Casa do Povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades (Sim)
·Transportes públicos (Sim)
·Estação dos C.T.T. (Posto no Supermercado Frouco – Sim)
·Estabelecimentos comerciais e de hotelaria (Sim)
·Estabelecimentos de Ensino Preparatório e Secundário (Não)
·Estabelecimentos de Ensino Pré-Primário e infantário (Sim)
·Agência Bancária (Sim)

Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados nos artigos 12º e 13º (Art. 14 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho).
Para além disso dispõe de instalações desportivas, Centro de Dia com apoio domiciliário a idosos, Associações, e um património histórico e cultural de grande valor.
Considerando que, na actualidade, satisfaz o que está estipulado na Lei nº 11/82, como no que está disposto no artigo 14º da mesma lei, onde se consideram não apenas motivos de natureza histórica, mas também de ordem cultural e arquitectónica, e, ainda, porque reúne condições efectivas para ser afirmada como vila, pois possui mais de que metade dos requisitos exigidos no artigo 12º da citada lei, concernentes a equipamentos colectivos.
Considerando que os índices geográficos, demográficos, sociais, culturais e económicos assim o justificam e que o legado histórico e cultural se revela valioso, quer seja considerado no seu significado simbólico.

Ainda muito recentemente diversas localidades do país foram elevadas a vila, entre as quais aqui muito perto o Olival, no concelho de Ourém. O concelho de Tomar, tem evoluído, e a nossa freguesia tem vindo a ser dotada de infraestruturas que à muito faziam falta, como o necessário saneamento básico. Há que continuar a desenvolver a nossa terra, e criar condições à fixação da população, e principalmente dos jovens, para evitar que se fixem noutros concelhos, até porque estamos numa zona com boas vias de comunicação. Penso que a elevação da Linhaceira a vila traria novas condições ao seu desenvolvimento.

Qual a opinião dos leitores?

Um comentário

  1. Humberto Moniz 2 de Fevereiro de 2010

Deixe o seu comentário