Feira do Livro na Linhaceira

A Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira vai organizar entre o próximo domingo e o seguinte, dias 18 e 25 de Fevereiro, a sua primeira Feira do Livro, a ter lugar na antiga sala da Telescola, ao lado do Centro de Dia, nesta localidade do sul do concelho de Tomar.

A iniciativa tem por objectivo incutir nas crianças o gosto pelos livros, mas partindo do princípio que a melhor forma de o fazer é começar por conquistar os pais.

Assim, para além de ter distribuído convites com vales de desconto a adicionar aos já tentadores preços de feira por todos os alunos, não só das escolas locais mas também do resto da freguesia de Asseiceira, a Associação de Pais organizou várias actividades, parte delas com a colaboração do grupo “O Contador de Histórias”, oriundo daquela aldeia tomarense.

No dia 23, sexta-feira, pelas 21.30, o grupo vai estrear ali o seu novo espectáculo de humor baseado em obras literárias, com o sugestivo título “Estás-te a rir de quê?!”. À semelhança de outros trabalhos já efectuados como “Isso não se pode ler em público”, o grupo parte de uma antologia dos mais diversos textos literários, especialmente de poesia, para construir um espectáculo repleto de humor, por vezes a partir de autores verdadeiramente inesperados.

No sábado, 24, a partir das 15 horas, o escritor Nuno Garcia Lopes será o responsável pela acção de formação que tem estado a cativar pais e educadores de todo o país, “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias”, numa actividade concertada com um projecto do jardim de infância local que vai levar, até final do ano lectivo, um livro por semana a casa de cada aluno do pré-escolar. Esta acção, em que se abordam de forma descontraída as dúvidas dos pais acerca da melhor forma de contar uma história antes de adormecer ou técnicas para cativar o interesse pelos livros, está aberta prioritariamente aos pais mas também a quaisquer outros interessados, que se podem inscrever nas escolas locais ou pelo e-mail apaeli@gmail.com, através do qual podem ser dados mais esclarecimentos.

Finalmente, no domingo, 25, também às 15 horas, haverá uma sessão de contos para crianças, “Lua do Mar e outras histórias”, também pelo grupo “O Contador de Histórias”. Com base nos livros da colecção Lua do Mar, com textos de Nuno Garcia Lopes e ilustrações de Mafalda Milhões, são contadas várias histórias nas quais, a par de muitas aventuras e bom humor, há sempre (devidamente camuflada pelo prazer do conto) uma forte componente pedagógica e de formação cívica.

A Feira contará com um leque de editoras criteriosamente escolhidas (não todas as que a organização gostaria pelas dificuldades que houve nos casos em que seria necessário trabalhar com distribuidoras), e das quais se destaca a presença pouco habitual da Kalandraka, uma das melhores a editar para crianças em português. Além de muitos títulos acabados de sair, para todos os tipos de público, haverá ainda muitos livros a preço de saldo, a partir de 1 euro.

Não faltarão livros sobre Tomar, incluindo o recente “Este rapaz vai longe”, conto infantil de António Torrado sobre a infância do compositor tomarense Fernando Lopes-Graça, cujo centenário se acaba de comemorar.

Deixe o seu comentário