Caçador de asteróides faz astronomia no quintal

 

Acima: Rui Gonçalves em suas instalações. Fotos: AstroSurf


O único observatório astronómico português que se dedica à observação e estudo sistemático de asteróides e meteoros está localizado num quintal da aldeia de Linhaceira, a oito quilómetros de Tomar, e foi construído por um astrónomo amador.
Rui Gonçalves alcança do seu quintal os mil milhões de estrelas identificadas, mais os 200 mil asteróides e cometas numerados. E os vizinhos já não estranham ver o professor a podar a macieira do quintal às duas da manhã, só para limpar os ramos que se encontram no campo visual do telescópio.

rui1

Com a designação internacional “938 – Linhaceira”, do Minor Planet Center – International Astronomical Union, o observatório astronómico é bem conhecido mundialmente pelos astrónomos que se dedicam ao estudo de asteróides e meteoros.

O observatório foi construído por Rui Gonçalves, de 41 anos, professor de Física do Instituto Politécnico de Tomar que , há 23 anos, se dedica ao estudo dos corpos celestes. “Resultados da Astronomia de Quintal” foi o tema da sua palestra num recente encontro nacional de astrónomos amadores.
(Fonte: Diário de Notícias)

Um comentário

  1. Maxwell Black 30 de Novembro de 2010

Deixe o seu comentário