Não há melhor forma de expressão do que o Carnaval da Linhaceira

carnaval linhaceiraO Carnaval é uma festa que, cada vez mais, é celebrada em muitos locais de Portugal com mais ou menos destaque, uns mais tradicionais, outros mais comerciais, mas de entre todos há um que se destaca pela sua luz própria, pela sua originalidade e pela participação de quase toda a população, o Carnaval da Linhaceira.

Relatar em breves palavras o que significa esta festa para a nossa terra é uma tarefa difícil. Apesar de ser um Carnaval organizado desde 1990, tem origens muito mais longínquas, numa população habituada a brincar o Carnaval há longos anos e a fazer da diversão o espírito que move os linhaceirences. O Carnaval da Linhaceira será quase que um movimento social, onde todos colaboram de uma forma ou de outra, sendo esta a energia de toda uma terra que transmite a alegria de brincar o Carnaval a todos quantos nos visitam.

O nosso Carnaval é uma festa que vai para além dos sentidos, animando e alegrando todos para sentir, ver, apreciar, saborear, degustar e tantas outras coisas que dificilmente se poderiam definir.

O que pretendo transmitir é que não existe nenhuma outra expressão de liberdade como o Carnaval da Linhaceira, e contar esta experiência é quase impossível. O melhor é mesmo viver esta festa para sentir o espírito e a alegria natural e genuína de um Carnaval tradicional português.

Costuma-se dizer que “a vida são dois dias e o Carnaval são três”, mas aqui acrescentamos que “na Linhaceira são quatro”. No entanto, e apesar de os festejos se iniciarem no sábado e terminarem apenas na terça-feira, com corsos, bailes e muita folia pelo meio, a preparação, o viver e o sentir desta festa dura o ano inteiro. Quantos não começam a planear o que vão fazer no ano seguinte, logo que é feito o “enterro do Carnaval” da Linhaceira?

Um evento que veio dar no último ano algum destaque ao Carnaval da Linhaceira foi o “LEGO Fan Event 2013” em Lisboa, onde se deslocaram 50 figurinos que representavam personagens LEGO em tamanho real e um gigantesco boneco com cerca de quatro metros de altura, que surpreendeu quem viu pela originalidade e perfeição, o que prova a qualidade e visibilidade que este Carnaval tem vindo a adquirir. Também na televisão nacional já estiveram.

Mais recentemente também surgiram algumas fotos do Carnaval da Linhaceira nas redes sociais e em blogues de destaque nacional. Abaixo ficam alguns links:

http://aventar.eu/2014/02/06/transporte-de-doentes/

http://aventar.eu/2014/02/05/reforco-de-meios-do-inem/

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=582256455186516&set=a.104159212996245.8906.103989839679849&type=1&theater

Agradeço ainda a todos os que colaboram para tornar mais brilhante a luz do Carnaval da Linhaceira, engrandecendo ainda mais esta já enorme festa.

Para finalizar, convido todos a visitarem o Carnaval da Linhaceira porque o melhor prémio que podemos receber é o aplauso e a visita de todos os que se querem divertir no melhor Carnaval tradicional de Portugal.

Deixe o seu comentário