Cultura gastronómica em Portugal

gastronomiaA cultura gastronómica é parte das tradições lusas e tem sido transmitida de geração em geração; faz parte do património cultural e é um tesouro gastronómico, que deve ser valorizado, respeitado e transmitido às gerações seguintes, para preservar esta cultura e para que não se perca.

Os melhores produtos são os tradicionais, profundamente enraizados na gastronomia, que se destacam pela sua qualidade e sabor, sendo parte muito importantes da nossa alimentação. Para usufruir dos melhores produtos e para haver uma alimentação mais saudável, é importante consumir os produtos tradicionais e produzidos sempre que possível perto de nós, que são os melhores para construir uma dieta saudável e equilibrada.

Devido à riqueza cultural e natural deste país, a nossa cozinha está cheia de influências das gentes e dos costumes tradicionais locais, que exercem uma influência positiva na gastronomia portuguesa, sendo um reflexo da nossa riqueza cultural e gastronómica.

A boa cozinha tradicional e o seu valor cultural, fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, que procura o equilíbrio e a saúde, sendo por isso aconselhável transmitir este conhecimento até mesmo nas escolas, para que se conheça a nossa gastronomia e que se possa adoptar uma alimentação mais saudável.

Junto à costa e aos rios temos uma imensa riqueza em peixe e marisco e pelos campos de Portugal pastam animais vários que fornecem as melhores e mais saborosas carnes para a nossa mesa. Não nos podemos esquecer também dos produtos da terra, também parte essencial da nossa alimentação.

A nossa gastronomia não se resume ao leitão à bairrada, às tripas à moda do Porto, da chanfana, da açorda à alentejana, do caldo verde, da sopa da pedra, da alheira de Mirandela, do pastel de bacalhau, do queijo da serra, do bacalhau à Gomes de Sá, do polvo assado no forno, da sardinha assada, do coelho à caçador, da perdiz de escabeche, dos pastéis de Tentúgal, dos pastéis de Belém, ou do Pudim Abade de Priscos, longe disso, a gastronomia portuguesa são todos os pratos que diariamente são confeccionados com os produtos de alta qualidade produzidos pelos nossos agricultores, criadores de gado ou pescadores, e que todos adoramos.

Temos os produtos e uma gastronomia variada, pratos saborosos e uma imensa riqueza de que podemos e devemos desfrutar. Aproveitemos o que é bom, aproveitemos o que é Português.

Deixe o seu comentário